Temporal Invernal a caminho – A partir de 21 de janeiro e com pico entre 22 e 25, mas com a chuva a marcar presença até final do mês, pelo menos
Entramos agora num período bastante instável com a chuva intensa e persistente a marcar presença, principalmente em Portugal Continental e assim será, regra geral até final do mês, podendo a partir de domingo começar a afetar com maior preponderância os Açores, mas também a Madeira.
Chuva
Veja a evolução dos acumulados de precipitação previstos pela média do modelo europeu.

Temporal Invernal
Mas o pico de intensidade em termos de temporal deverá acontecer a partir de 5ª feira, com a aproximação de sistemas depressionários a latitudes mais baixas, sendo um deles bastante cavado e com futura nomeação pelas agências meteorológicas. Mesmo que não se dirijam diretamente para Portugal, terão forte impacto no nosso território, com chuva forte, vento forte, significativa agitação marítima, neve intensa a cotas mais baixas que o habitual e até episódios de trovoadas localizadas e queda de granizo, onde não exista possibilidade de nevar.
A imagem seguinte mostra essa evolução, com as depressões, sendo já familiar para muitas pessoas que nos seguem, a leitura mais óbvia da circulação mais tempestuosa pelas cores mais frias (azul escuro):

Assim, em termos de chuva já referimos que será muito abundante, por vezes forte e persistente e haverá risco de inundação rápida em meio urbano, mas também muito cuidado com as zonas ribeirinhas.
As entidades responsáveis pelas albufeiras estão já a efetuar descargas de segurança e irão fazer mais nos próximos dias, pelo que é natural o aumento dos rios e ribeiras.
Neve
A neve, principalmente a partir de 5ª feira (se bem que 3ª e 4ª também cairá nos pontos médios-altos) será muito significativa e descerá 6ª a cotas médias-baixas no interior e sábado (madrugada e manhã) a cotas que podem ser muito interessantes em vários locais.
As imagens seguintes representam cotas de neve (o 3 é 300m, o 4 é 400m, o 5 é 500m e por aí fora) e, como podem ver, será uma situação bastante incomum, especialmente com transporte de ar marítimo.
Claramente deverá nevar em muitos locais a cotas baixas (não falamos na faixa litoral que nos parece mais improvável), mas de uma forma geral acima dos 400 a 500m de altitude a norte e centro e dos 600 aos 900m no centro litoral e restante região sul, podendo nevar na Fóia, segundo as previsões atuais.



Chamamos a atenção que isto muda por vezes muito rápido, pelo que são os dados que temos à data de elaboração desta previsão e que será atualizada em MeteoMira.
Uma ideia da neve que poderá acumular é dada pelo site Snow-Forecast e está no mapa abaixo – até domingo.
Curioso que o mapa tem uma zona a verde no Minho mesmo quase no mar, mas é algo que nos parece pouco provável, apesar de possível:

Vento
Vento forte e agitação marítima serão o pão nosso de cada dia, sobretudo de 5ª em diante.
Vento forte sobretudo pela intensidade média forte do vento, de componente geralmente oeste e rodando para noroeste no sábado.
Na imagem animada podemos ver a evolução do vento médio, com especial atenção de 5ª para a frente – zonas a laranja:

As rajadas máximas esperadas são dadas pela imagem do modelo ICON, com a escala em baixo:

Mar
O mar estará revolto e será alvo certamente de avisos vermelhos por parte do IPMA, tendo em conta principalmente entre 6ª e sábado e a significativa a poder chegar aos 10m com vagas bem superiores.

Ilhas
A afetação será mais em termos de mar revolto e alguns períodos de chuva e vento, mas nada como em Portugal Continental. Por isso, deixamos apenas e além do acumulado de chuva no início do artigo, as rajadas máximas previstas pelo ICON:

Chuva será para continuar em fevereiro, em princípio
Posto isto, importa finalizar referindo que a perspetiva se mantém muito chuvosa, não só até final do mês, como durante o mês de fevereiro, sendo notório nas anomalias de semanais.

Que tudo corra pelo melhor! Fica a informação MeteoMira, com o apoio de:

RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Quer colocar a sua empresa nas bocas do mundo chegando diariamente a milhares de pessoas? Saiba como enviando um email para meteomira.rm@gmail.com
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:




Deixe um comentário