A próxima será marcada por mudanças significativas do estado do tempo, com dois períodos totalmente distintos: um rio atmosférico a começar e tempo a secar na 2ª metade, mas fresco até sábado, subindo as temperaturas domingo.
O que é um Rio Atmosférico?
Um rio atmosférico é uma zona relativamente longa e estreita na atmosfera que transporta a maior parte do vapor de água dos trópicos para as regiões a norte, delineando um traçado semelhante ao de um rio, mas na atmosfera.
Isto acontece devido à configuração e posicionamento das peças na atmosfera (depressões/ciclones e anticiclones), entre os quais circulam os ventos (jet-stream) que empurram estas massas para latitudes mais elevadas.
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Acabam por ser o que frequentemente designamos de frentes estacionárias, ou seja, uma frente em que nenhuma das massas de ar (quente e frio) está avançando sobre a outra, mantendo a rota da precipitação estática. Numa sinótica tem a configuração da imagem abaixo, com a simbologia de frente fria (triângulos a azul) a apontar num sentido e a simbologia da frente quente (meios círculos a vermelho) a apontar no sentido oposto, numa mesma linha de precipitação.
Chuva (com trovoadas possíveis) e vento mais persistentes em detereminados locais e ausência quase total de precipitação noutros locais é o efeito deste tipo de fenómeno atmosférico.
Assim, que esperar da semana em Portugal Continental?
Vamos dividir a semana em 3 partes: 2ª feira (23), 3ª a 5ª feira (24 a 26), 6ª a domingo, sendo que o multimodelo espera estes volumes de precipitação acumulada ao longo da semana (praticamente nula nas zonas a branco e azul claro, 2 a 10mm nos azuis intermédios, 10 a 30mm no azul escuro e verdes, 30 a 50mm nos amarelos, 50 a 80mm nos laranjas, 80 a 150mm nas zonas a rosa e vermelho e pico máximo possível de até cerca de 165mm):
- 2ª feira de céu mais limpo (A mudar para final da tarde a noroeste), com descida das mínimas e vento moderado de tarde, de noroeste;
- 3ª feira com ingresso de precipitação a norte e centro, começando a noroeste e norte depois, descendo gradualmente até ao Vale do Tejo para final do dia (noite). O vento será moderado de tarde, rodando a norte e centro-norte para sudoeste e no restante território oeste. Chamamos a atenção que apesar da precipitação do Rio Atmosférico, as temperaturas mínimas tendem a subir contrariamente às máximas, dando uma sensação de ar abafado (tropical). Na imagem abaixo percebe-se que a persistência da precipitação neste dia será nas zonas a azul escuro e verde, com acumulados médios de 5 a 20mm e chamando nós a atenção para as zonas montanhosas que podem apresentar bem mais precipitação;
- 4ª feira dia 25 será o dia mais ativo no Minho e Douro Litoral e zonas designadas de barreira de condensação, com precipitação persistente (pontualmente acompanhada de trovoadas e com risco de inundações rápidas em meio urbano) e vento também forte de sudoeste, com rajadas até 50 a 90km/h a norte e centro-norte, descendo ao longo da tarde/noite no mapa e com rajadas até 110 a 120km/h nas zonas mais altas. Chamamos a atenção para a imagem de precipitação abaixo, onde é visível pelo multimodelo cerca de 45 a 100mm em 24h, sobretudo na barreira de condensação do norte e centro-norte metade litoral. A precipitação descerá no mapa ao longo do dia e já de noite até às zonas a azul.
- 5ª feira com avanço da frente de madrugada e dia para sul e interior centro, sendo cada vez mais fraca e com forte arrefecimento a entrar a norte (descida das mínimas devido à descida da frente fria). A chuva será forte (pontualmente com trovoada) durante a noite e madrugada ainda a norte e centro e começará gradualmente a chegar mais a sul, cada vez mais fraca, onde sairá no final do dia… praticamente inexistente a sudeste. O vento irá rodando para oeste mas será bem forte nas regiões montanhosas na noite de 4ª para 5ª a norte e centro com rajadas até 100-120km/h, como se pode ver na imagem de vento abaixo.
- 6ª a domingo teremos a instalação de um padrão anticiclónico, mais seco (apesar de alguma precipitação ainda 6ª feira no “sítio do costume”) mas que até sábado será bastante fresco e que subirá gradualmente no domingo. É o período que se costuma chamar de VERÃO DE SÃO MIGUEL.
E pelos Arquipélagos, como estará o tempo?
É mais fácil começar pela Madeira porque a semana será muito estática em termos de dinâmica da atmosfera.
Assim, na Madeira espera-se uma semana bastante calma em termos de precipitação e vento. Precipitação possivelmente e tirando alguns aguaceiros localizados a norte e pontos altos, só na 6ª feira com a descida da frente e o vento estará em geral fraco. As temperaturas podem mesmo subir um pouco ao longo dos dias, em especial as mínimas… deixamos o acumulado de precipitação pelo multimodelo para o Arquipélago ao longo da semana (parte ainda hoje, domingo) que como se pode ver é curto, de apenas cerca de 10mm nos pontos mais altos:
Pelos Açores a situação é muito diferente da Madeira… na linha da frente do Rio Atmosférico, os Açores apresentarão, a partir de final de 3ª feira, períodos de precipitação localmente forte e acompanhada por trovoadas, situação que se poderá manter ao longo de grande parte da semana e com maior intensidade e persistência na metade ocidental do Arquipélago (entre 5ª e 6ª feira afetando mais a metade oriental). Na imagem seguinte vemos a evolução dos acumulados ao longo do dias no Arquipélago:
O vento será em geral moderado, apresentando-se mais forte entre a noite de 3ª feira e a tarde de 4 ª feira, com rajadas de até 75km/h.
Agora que já lhe apresentámos o tempo para a semana que entra esta 2ª feira, dia 22, resta-nos desejar-lhe uma excelente semana, um fantástico Outono e…
Continue a acompanhar as previsões em METEOMIRA e partilhe os seus registos em GRUPO METEOMIRA
Deixe um comentário