Rio Atmosférico – Saiba onde chega este rio

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

DECORSTYLE

Contactos: +351 916 110 741

Facebook: DECORSTYLE

O que é um Rio Atmosférico?


RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA

Contactos: +351 926 963 781

Facebook: RICARDO BASTOS

Assim, que esperar da semana em Portugal Continental?

Precipitação acumulada pelo multimodelo (evolução entre 2ª e domingo)
  • 2ª feira de céu mais limpo (A mudar para final da tarde a noroeste), com descida das mínimas e vento moderado de tarde, de noroeste;
  • 3ª feira com ingresso de precipitação a norte e centro, começando a noroeste e norte depois, descendo gradualmente até ao Vale do Tejo para final do dia (noite). O vento será moderado de tarde, rodando a norte e centro-norte para sudoeste e no restante território oeste. Chamamos a atenção que apesar da precipitação do Rio Atmosférico, as temperaturas mínimas tendem a subir contrariamente às máximas, dando uma sensação de ar abafado (tropical). Na imagem abaixo percebe-se que a persistência da precipitação neste dia será nas zonas a azul escuro e verde, com acumulados médios de 5 a 20mm e chamando nós a atenção para as zonas montanhosas que podem apresentar bem mais precipitação;
Precipitação em 24h pelo multimodelo
  • 4ª feira dia 25 será o dia mais ativo no Minho e Douro Litoral e zonas designadas de barreira de condensação, com precipitação persistente (pontualmente acompanhada de trovoadas e com risco de inundações rápidas em meio urbano) e vento também forte de sudoeste, com rajadas até 50 a 90km/h a norte e centro-norte, descendo ao longo da tarde/noite no mapa e com rajadas até 110 a 120km/h nas zonas mais altas. Chamamos a atenção para a imagem de precipitação abaixo, onde é visível pelo multimodelo cerca de 45 a 100mm em 24h, sobretudo na barreira de condensação do norte e centro-norte metade litoral. A precipitação descerá no mapa ao longo do dia e já de noite até às zonas a azul.
Rajadas (km/h) – Mais forte nos tons laranja e rosa e mais fraco a verde
Precipitação em 24h, com risco de precipitação excessiva
  • 5ª feira com avanço da frente de madrugada e dia para sul e interior centro, sendo cada vez mais fraca e com forte arrefecimento a entrar a norte (descida das mínimas devido à descida da frente fria). A chuva será forte (pontualmente com trovoada) durante a noite e madrugada ainda a norte e centro e começará gradualmente a chegar mais a sul, cada vez mais fraca, onde sairá no final do dia… praticamente inexistente a sudeste. O vento irá rodando para oeste mas será bem forte nas regiões montanhosas na noite de 4ª para 5ª a norte e centro com rajadas até 100-120km/h, como se pode ver na imagem de vento abaixo.
Rajadas (km/h) – Mais forte nos tons laranja e rosa e mais fraco a verde
Precipitação em 24h
  • 6ª a domingo teremos a instalação de um padrão anticiclónico, mais seco (apesar de alguma precipitação ainda 6ª feira no “sítio do costume”) mas que até sábado será bastante fresco e que subirá gradualmente no domingo. É o período que se costuma chamar de VERÃO DE SÃO MIGUEL.

E pelos Arquipélagos, como estará o tempo?

Precipitação acumulada pelo multimodelo (evolução entre 2ª e domingo)
Precipitação acumulada pelo multimodelo (evolução entre 2ª e domingo)
Vento máximo entre 3ª e 4ª feira no Arquipélago

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *