Após algumas dúvidas sobre a previsão para o Natal, eis que chega o momento de adiantar, já com maior grau de confiança, que o Natal será mais seco no território Continental e Madeira e mais chuvoso nos Açores e aqui em particular nos Grupos Ocidental e Central (zonas mais ocidentais), onde a precipitação poderá ser mais forte e persistente e mesmo acompanhada de trovoadas e vento moderado a forte de sul.
Ainda assim, no território continental, há a destacar a persistência de nebulosidade baixa em vários locais e principalmente no interior norte e centro-norte e ainda na região sul do Tejo, o que associado à humidade elevada poderá desencadear morrinha na noite de Natal e ao longo do dia de Natal em vários destes locais (condensação).
Além desta situação, haverá lugar à manutenção de tempo fresco, com acentuado arrefecimento noturno e formação de gelo ou geada e ainda sincelo nas regiões do interior norte e centro-norte.
As imagens seguintes mostram precisamente e por ordem:
- Densos nevoeiros ao longo da noite e madrugada de Natal;
- Nebulosidade baixa ao longo do dia de Natal nas zonas a cinza escuro e zonas de muito sol (a amarelo);
- Elevada humidade ao longo do dia, resultando nalguns episódios de morrinha.
Pelas ilhas, como podemos ver, o acumulado de precipitação e o vento indicam que a situação mais significativa será nos Grupo Ocidental e Central dos Açores, com aguaceiros mais fracos ou menos frequentes no Grupo Oriental. Pela Madeira, mais nebulosidade nas vertentes sul, com a chuva a circundar esta vertente, mas maioritariamente no mar, entrando ao longo da tarde de 25 mais em terra, em geral fraca:
Se quiser ajudar a MeteoMira com os encargos das subscrições, poderá fazê-lo através dos seguintes meios:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
A MeteoMira deseja a todos os seus seguidores e amigos, um excelente Natal!
Deixe um comentário