Previsão Semanal 4-11 julho 2022

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

Semana marcada por subida gradual das temperaturas, mas igualmente com alguma instabilidade até dia 5 e com neblinas ou nevoeiros matinais mais frequentes até dia 6 na faixa litoral (em toda a faixa). O vento, sendo em geral fraco, vai soprar por vezes moderado a forte! Veja o artigo dia-a-dia do vento, com as zonas de maior intensidade aqui: Vento nos próximos dias

Nas ilhas, continua até 6 os períodos de céu nublado e com aguaceiros pontuais, mas com mudança após dia 7! Tempo mais seco e com mais sol na Madeira no pós 7 e com subida muito forte das temperaturas e nos Açores melhores abertas mas também ali com possibilidade de instalação de alguma bolsa de ar frio em altura dia 10 e 11.

O vento vai estar fraco nas ilhas e as temperaturas mais estáveis nos Açores, com a Madeira a apresentar uma subida muito significativa após dia 6, podendo as máximas ultrapassar claramente os 30ºC.

Carta da Semana de Geopotencial 500hPa
Anomalia de temperatura para a 2ª metade da semana

Assim, diariamente teremos o seguinte:

2ª feira (4 julho 2022)

Em Portugal continental, com neblinas ou nevoeiros matinais que podem ser persistentes na faixa litoral ocidental (de manhã estendendo-se ao Algarve) e dissipando com o passar da tarde. Sol na maior parte do território, com possibilidade de alguns aguaceiros pontuais e localmente acompanhados de trovoadas de tarde, em especial no interior centro-norte (interior distrito da Guarda). Subida geral das máximas e descida das mínimas.

Nas ilhas, céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros pontuais, sempre mais frequentes na metade oriental dos Açores e terras altas / vertentes norte da Madeira.

Nebulosidade 2ª feira – 4
Precipitação em 24h pelo ECMWF – Dia 4

3ª feira (5 julho 2022)

Em Portugal continental, com neblinas ou nevoeiros matinais que podem ser persistentes na faixa litoral ocidental e dissipando com o passar da tarde. Sol na maior parte do território e subida das temperaturas mínimas. De tarde, evolução de aguaceiros e trovoadas, localmente fortes, nas zonas a verde, amarelo e vermelho na 2ª imagem, com deslocação sudeste-noroeste.

Nas ilhas, céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros pontuais, sempre mais frequentes na metade oriental dos Açores e terras altas / vertentes norte da Madeira.

Nebulosidade 3ª feira – 5
Trovoadas tarde de dia 5

4ª feira (6 julho 2022)

Em Portugal continental, com neblinas ou nevoeiros matinais no litoral e sul e que podem ser persistentes na faixa litoral ocidental e dissipando mais rapidamente que nos dias anteriores, ao início da tarde. Sol na maior parte do território e subida significativa das temperaturas. De tarde, evolução de aguaceiros e trovoadas localizadas, em especial no interior norte e centro-norte (final da atividade elétrica).

Nas ilhas, céu com períodos de alguma nebulosidade mas já com muito boas abertas na Madeira.

Nebulosidade 4ª feira – 6 (Manhã)
Trovoadas tarde de dia 6

5ª feira (7 julho 2022)

Em Portugal continental, com a rotação dos ventos para leste, muito sol e já um dia de muito calor, mesmo junto ao mar (a centro e sul muitos locais já entre os 35 e 40ºC). Neblinas apenas na região oeste e costa de Lisboa, bem como costa vicentina e dissipando rápido para um dia de muito sol.

Nas ilhas, céu com períodos de alguma nebulosidade no Grupo Oriental dos Açores e muito sol na Madeira e restante Grupos dos Açores.

Nebulosidade 5ª feira – 7 (Tarde)
Tempo quente em Portugal Continental

6ª feira (8 julho 2022)

Em Portugal continental, sol e muito calor, sem nevoeiros!

Nas ilhas, céu com períodos de alguma nebulosidade no Grupo Oriental dos Açores e muito sol na Madeira e restante Grupos dos Açores. Tempo quente na Madeira.

Nebulosidade 6ª feira – 8 (Manhã)
Mínimas tropicais em todos os locais entre o laranja e o vermelho (entre 20 e 27ºC)

Sábado (9 julho 2022)

Em Portugal continental, sol e muito calor e apenas com alguma neblina matinal entre a Região Oeste e Costa de Lisboa, bem como costa vicentina mas a dissipar muito rápido!

Nas ilhas, céu com boas abertas, com tempo quente na Madeira. Ainda assim, algumas nuvens nos Açores (Grupo Central).

Nebulosidade Sábado – 9 (Manhã)
Máximas que podem chegar aos 40ºC em grande parte do território (deverá no máximo ir aos 41-42ºC)

Domingo (10 julho 2022)

Em Portugal continental, sol e muito calor e apenas com alguma neblina matinal entre os distritos de Porto e Lisboa, dissipando de tarde, mas podendo localmente persistir no centro-norte.

Nas ilhas, céu com boas abertas, com tempo quente na Madeira.

Nebulosidade Domingo – 10 (Manhã)
Máximas que podem chegar e mesmo passar os 40ºC em grande parte do território (deverá no máximo ir aos 43ºC)

2ª feira (11 julho 2022)

Em Portugal continental, sol e muito calor e apenas com alguma neblina matinal no litoral centro, dissipando de tarde.

Nas ilhas, céu com boas abertas, com tempo quente na Madeira.

Nebulosidade 2ª feira – 11 (Manhã)
Máximas que podem chegar e mesmo passar os 40ºC em grande parte do território (deverá no máximo ir aos 43-44ºC)

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Desde já um muito obrigado! Consulte toda a informação em METEOMIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *