O manto dividiu Martinho e foi Verão 3 dias e um bocadinho!

O manto dividiu Martinho e foi Verão 3 dias e um bocadinho!

A lenda conta a história de Martinho, um soldado temente a Deus que havia lutado em França e regressava a Itália.

Enquanto atravessava os Alpes, agasalhado com um manto vermelho, encontrou um homem cheio de frio à chuva e com fome. Martinho não tinha comida para lhe dar, mas tinha o manto e uma espada: rasgou o manto ao meio e cobriu o homem para o aquecer.

E então as nuvens desapareceram e o Sol voltou a brilhar. Durante três dias, Deus esqueceu que era outono e o verão regressou.

Na verdade, tudo gira em torno de pressões e geopotenciais. Olhemos para o Anticiclone dos Açores (a vermelho), a permitir passar as depressões em fase outonal, na sua maioria para a Europa de norte e, pontualmente, para a Europa de sul e sudoeste.

A circulação de Verão é marcada muitas vezes por depressões a afundar a oeste dos Açores, fazendo subir o Anticiclone entre os Açores e a Europa. O que acontece (nem sempre) por volta do dia de S. Martinho é precisamente o empurrar do Anticiclone por depressões em latitudes baixas para a Europa Ocidental e de Norte, comprimindo o anticiclone de tal forma que o faz subir muitas vezes até ao Reino Unido.

A imagem seguinte mostra esse movimento e é neste período que as temperaturas geralmente começam a subir.

Geralmente leva 3 a 4 dias entre o empurrar e a situação que leva à inversão e que passamos a descrever. Normalmente após a viagem das depressões muito a norte e o seu mergulho na Europa Central vão alguns dias (geralmente esses 3 a 4) e nesse momento o anticiclone regressa ao Atlântico, com descida de uma massa de ar frio na Europa assinalada pela seta a azul.

Com essa descida, aparecem, regra geral, os primeiros nevões a cotas mais baixas na Europa e as mínimas já não sobem como antes… estamos a entrar no Inverno climático e o Verão de S. Martinho, que tomou o seu nome pela ligação da generosidade do manto ao sol e tempo quente, não é mais que um regulador interestações.

No ensemble do modelo americano para os próximos dias podemos ver bem em termos de temperaturas o efeito do Verão de S. Martinho no pico da temperatura a 850hPa entre dias 8 e 11 de Novembro (a amarelo), ainda que depois disso as temperaturas se mantenham acima do normal (linha vermelha abaixo da branca).

Share this post

Comments (2)

  • Gabriel Reply

    Obrigado, por trazer a lenda e pela interessante explicação.

    Novembro 7, 2021 at 9:07 am
    • admin Reply

      Muito obrigado pelo feedback!

      Novembro 7, 2021 at 3:59 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *