O ano está a terminar e as nossas previsões para 2024 em termos de médio prazo cessam por hoje, com a libertação deste artigo que engloba a passagem de ano em Portugal Continental e Arquipélagos.
Começamos assim ainda em 2024 e terminamos já no decorrer da primeira semana de 2025!
Portugal Continental
Tempo seco até final do ano, com descida gradual das temperaturas a partir de dia 28 e até final do ano, levando a noite de passagem de ano bem fria.
Pouco vento, a não ser no Algarve com o leste a permitir alguns períodos moderados, sendo mais forte na zona montanhosa.
O ensemble do ECMWF mostra precisamente a descida das temperaturas a cerca de 1500m de altitude, com as linhas a descerem dos 10ºC para os 2/3ºc. Junto ao eixo das datas não se vê precipitação até final do ano que, a ocorrer, será ainda assim mais provável (dentro do pouco provável) nalguns locais do Algarve (entre a tarde de 30 e a manhã de 31 – ver ensemble para Faro na 2ª imagem abaixo).
A partir de dia 2 e sobretudo dia 3 a chuva parece querer voltar e pode ser mesmo forte, a julgar pelo ensemble, principalmente até dia 7, com as temperaturas perto do normal climático, mas podendo descer após dia 5. A neve nos pontos altos não está afastada nesse período, mas a distância é muito grande ainda! A chuva deverá vir acompanhada de mais vento nalguns dias nesta primeira semana de 2025!
A chuva, a ocorrer, deverá ser geral, mas com maior intensidade na faixa litoral e persistência a norte e centro-norte metade litoral, como se pode ver na média de precipitação do ECMWF.
Açores
Se até dia 31 de dezembro, apenas a metade ocidental dos Açores deverá ter mais instabilidade e principamente o Gr. Ocidental e algumas ilhas mais a ocidente do Gr. Central (em menor quantidade), a verdade é que o último dia do ano de 2024 traz uma forte mudança ao Arquipélago, com tempo muito instável (chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, mas com vento por vezes também forte). Este tempo deverá manter-se com alguma intensidade até dia 3 de janeiro e de forma geral pelo Arquipélago (a partir de 2 mais em regime de aguaceiros).
Podendo abrir um pouco entre 3 e 5, é esperado novo agravamento a partir de dia 6.
Os ensembles de Ponta Delgada e Horta mostram esta mesma análise acima efetuada, salientando-se ainda que as temperaturas andarão até final do ano, regra geral, próximas ou acima da média climática, podendo subir dias 1 e 2 e descer depois disso.
A chuva poderá ser pontualmente intensa a partir de dia 31, pelo que os acumulados médios previstos pelo ECMWF são elevados no Arquipélago.
Madeira
Se até dia 31 de dezembro, podemos ter alguns aguaceiros pelo Arquipélago (serão possivelmente mais intensos no dia 26), a verdade é que a passagem de ano deverá ser mais seca, a preparar a entrada de forte precipitação dia 2 e até dia 4, mais vincada nas vertentes sul do Arquipélago e terras altas, com vento igualmente forte que poderá vir a condicionar os voos de e para o Arquipélago a partir de dia 2 (tenha isso como possibilidade para a sua viagem de regresso após a passagem de ano)!
A situação tenderá a acalmar possivelmente a partir de dia 5, com a chegada de uma área anticiclónica intensa (tempo seco).
Os ensembles de Funchal e Porto Santo reportam esta mesma situação. Destacamos algumas linhas do ensemble com muita precipitação no período 2 a 4 de janeiro no Funchal.
A chuva que será mais vincada a partir do ano novo reflete-se com a seguinte distribuição na média do ECMWF.
A equipa METEOMIRA e GRUPO METEOMIRA desejam-lhe um Excelente 2025!
Apoie a MeteoMira através do seu donativo:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
Muito obrigado a si e também aos nossos principais parceiros:
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Comments (5)
Muito obrigada Rui Mira, pela sempre consciente previsão. Terei que viajar, vou esperar pelos dias 8 ou 9 do próximo ano, detesto conduzir com chuva na autoestrada. Cumprimentos e votos de um excelente Ano de 2025.
Muito obrigado pelas palavras e um bom ano, com tudo a correr pelo melhor.
Muito obrigada Rui Mira, pela sempre consciente previsão. Terei que viajar, vou esperar pelos dias 8 ou 9 do próximo ano, detesto conduzir com chuva na autoestrada. Cumprimentos e votos de um excelente Ano de 2025. Se já disse isto e repito é porque a MeteoMira, é mesmo uma boa estação de meteorologia.
Muito obrigado pela atualização.
Espero que o natal por aí e também com a restante equipa tenha sido bom.
Se não falarmos, aproveito e desejo um ótimo 2025, com saúde
Obrigado e um bom ano! Saúde.