Vamos entrar num período muito instável em Portugal Continental a partir desta 6ª feira, dia 7 de fevereiro e em crescendo, sendo expectável que o pico invernal de fevereiro surja a partir de meio do mês. Até lá teremos chuva, aguaceiros, abertas… alguns dias choverá mais e outros menos.
A nossa mensal dizia mesmo isso, confirmando a qualidade da nossa previsão que pode consultar em:
Nos Açores, a situação prevista inclui a passagem de vários sistemas frontais, com alguns episódios de vento, chuva e agitação marítima.
A partir de 11, depois de um fim de semana mais calmo, raro será o dia que não terá a passagem de uma frente, sempre a evoluir de ocidente para oriente e que podem ser mais fortes e com mais vento após meio do mês.
A Madeira ficará à margem de tudo isto, com as frentes a chegarem maioritariamente fracas ao Arquipélago. No entanto, após meio do mês, algumas podem chegar com intensidade ao Arquipélago.

O ensemble do ECMWF e o Multimodelo estão em total concordância até dia 15 de fevereiro em termos de precipitação, sendo por isso o valor médio do ECM que iremos utilizar em termos de precipitação neste artigo.
No primeiro bloco de dias, no Continente, a chuva será mais significativa 6ª feira e poderá nevar nos pontos mais altos da Estrela. De resto, aguaceiros ou pingas sem grande expressão no fim de semana, com vento também sem expressão.

No segundo bloco de dias, no Continente, a chuva será mais significativa dia 11, terça-feira e com maior afetação ao litoral, centro e sul. O vento também não promete problemas. A nevar, apenas nos pontos altos da Estrela.

No terceiro bloco de dias, no Continente, a chuva será mais significativa a partir de dia 14 e entramos no que consideramos ser o pico de atividade invernal, que se estenderá em intensidade e aumentando, até dia 18. Neste período e principalmente no final, o vento aumentará de intensidade (poderá haver lugar à nomeação de algumas depressões a partir de 14), a agitação marítima também e a neve pode começar a descer, podendo trazer neve a cotas médias e altas dias 15-17.

Neste último bloco, continuação de tempo muito instável, no pico de atividade até meio da semana (19-20).

Nos Arquipélagos, fica a evolução da precipitação acumulada dia-a-dia e o total na animação abaixo:

Para Portugal Continental, os acumulados médios são os seguintes:

Acompanhe tudo em METEOMIRA e GRUPO METEOMIRA e subscreva o nosso canal de YOUTUBE em www.youtube.com/@meteomira
Agradecimento especial aos nossos parceiros:

RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Quer colocar a sua empresa nas bocas do mundo chegando diariamente a milhares de pessoas? Saiba como enviando um email para meteomira.rm@gmail.com
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

Deixe um comentário