18-19 julho 2022

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

PORTUGAL CONTINENTAL

Hoje de noite (17 para 18) teremos uma linha de instabilidade que se deslocará para norte, podendo deixar ainda assim alguma trovoada no Minho Litoral. Durante a manhã de 18, alguns nevoeiros no litoral norte e centro que tendem a persitir um pouco mais a norte mas que de tarde devem dissipar.

Contudo, espera-se aumento da nebulosidade para final da tarde no norte e centro-norte metade litoral e precipitação em geral fraca para final da tarde no Minho e Douro Litoral (mais provável no Minho) e podendo localmente chegar ao litoral centro-norte.

Falamos de situação pontuais e pouco significativas, mas que se podem manter até final da manhã de 3ª feira (19).

A partir da tarde de dia 19 sol em todo o território… sol que será a nota dominante no interior e na região centro e sul nos próximos dois dias.

A primeira imagem abaixo mostra a precipitação que se espera a partir de final da tarde de 18 e até final da manhã de 19 e a segunda imagem, mostra a nebulosidade persistente a norte e centro metade litoral, em especial a partir da noite de 18 para 19.

As temperaturas vão cair muito significativamente na 2ª feira, com descida de até 6 a 10 graus nas máximas e que continuará a descer, de forma menos significativa, na 3ª feira. Na 3ª feira igualmente reposição de alguns graus já na região sul metade litoral e Algarve!

O vento dia 18 soprará de sudoeste e aumentará de intensidade de tarde, na rotação para oeste, sendo moderado e mesmo pontualmente forte no Minho e no interior norte e centro, com rajadas até 55-60km/h.

No dia 19, será maioritariamente de noroeste na metade litoral e de oeste na metade interior, sendo moderado de tarde na metade litoral e Vale do Tejo.

Imagens a representar o vento nas tardes de 2ª e 3ª feira.

O risco de incêndio será muito elevado no interior norte e centro na 2ª feira, como se pode ver na imagem abaixo, com componente de vento sudoeste/sul e diminuirá gradualmente com a chegada da noite de 18 para 19.

ARQUIPÉLAGOS

Períodos de céu muito nublado, de forma mais persistente nos Açores, em especial nos Grupos Ocidental e Central, onde se espera precipitação sob a forma de aguaceiros ao longo dos dois dias, podendo pontualmente chegar ao Grupo Oriental, nomeadamente na noite de 18 para 19.

Na Madeira, a nebulosidade será pontual, associada a abertas e terá obviamente maior incidência nas vertentes norte e terras altas, não se esperando precipitação significativa no Arquipélago nos próximos dois dias.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento será em geral fraco nos dois dias, nos dois Arquipélagos, aumento um pouco na Madeira para a noite de dia 19.

Imagens da nebulosidade nos Arquipélagos e do acumulado de precipitação previsto em 48h, denotando-se mais frequência no Grupo Ocidental e metade ocidental do Grupo Central dos Açores.

As temperaturas mínimas vão subir 2ºC em média nos Açores e as máximas irão acompanhar 1ºC em subida no dia 18, descendo até 3ºC no dia 19. Já pela Madeira, não se espera movimentação ao nível das temperaturas.

MAR

O mar estará muito calmo nos próximos dias.

Água do mar com temperaturas na ordem dos 18 a 21ºC na costa litoral ocidental e dos 20 aos 24ºC na costa sul do Arlgarve e ainda entre 22 e 23ºC nos Arquipélagos.

TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)

Lisboa

Ponta Delgada

Funchal

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.