25-26 julho 2022

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

PORTUGAL CONTINENTAL

Dias marcados por muito sol, mas com neblinas ou nevoeiros matinais (principalmente 25) na região litoral que devem dissipar rápido, mas podendo persistir no litoral norte (imagem 1 abaixo). Já dia 26, muito sol em todo o território (imagem 2, com muito boa visibilidade).

As temperaturas mínimas vão descer dia 25 e subir dia 26. Já as máximas terão subida dia 25 na metade litoral norte e centro-norte e descida no interior norte e centro, bem como no litoral sul. Já dia 26, devem descer no interior e no sul, em especial no Baixo Alentejo e Algarve, até 5ºC. Nas restantes regiões não referidas, sem oscilação.

O vento será nos dois dias de norte/noroeste na metade litoral e de oeste rodando ao final da tarde para noroeste no interior. Importa salientar que de tarde se espera aumento do vento, em regime de nortada (conforme previsão adiantada previamente) moderada mas que será pontualmente forte no Vale do Tejo e zonas montanhosas do Barlavento Algarvio, onde as rajadas podem chegar aos 55-65km/h.

A nortada será mais forte, em termos gerais, na 3ª feira que na 2ª feira.

Imagens a representar o vento nas tardes de 2ª e 3ª feira.

O risco de incêndio será mais elevado na metade sul e em especial no interior sul e Algarve no dia 25 e Vale do Tejo, interior centro-sul no dia 26, com vento noroeste.

ARQUIPÉLAGOS

Muito boas abertas nos Açores a partir do início da manhã de dia 25, sendo de esperar contudo ainda alguns aguaceiros fracos e pontuais no Grupo Oriental de tarde. Na Madeira, mais sol de manhã e nuvens médias e altas em aproximação de sudoeste para nordeste de tarde, mas sem chuva prevista dia 25.

Dia 26, mais sol na Madeira e alguma nebulosidade mais persistente no Grupo Ocidental, sendo de esperar contudo alguns chuvisco na noite de 25 para 26 e pontualmente durante o dia 26, no Grupo Central dos Açores. Apesar disso, muito boas abertas nos restantes Grupos.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento será em geral fraco nos dois dias nos Açores, sendo fraco a moderado de nordeste na Madeira.

Imagens da nebulosidade nos Arquipélagos dia 25 e 26, respetivamente.

As temperaturas vão subir nos dois Arquipélagos, sendo de esperar manutenção de tempo quente para a época na Madeira, onde está emitido o aviso laranja pelo IPMA.

MAR

O mar estará muito calmo nos dois dias.

Água do mar com temperaturas na ordem dos 17 a 20ºC na costa litoral ocidental e dos 20 aos 24ºC na costa sul do Arlgarve e ainda entre 22 e 24ºC na Madeira e entre os 23 a 25ºC nos Açores.

TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)

Lisboa

Ponta Delgada

Funchal

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.