Para muitos a Primavera só começa no dia 20 de março (quarta-feira), às 03h06, mas na verdade essa é a Primavera que mais diz respeito ao número de horas de sol do que propriamente ao estado do tempo. Assim, no dia 20 de março o que acontece é tão somente o dia e a noite terem sensivelmente a mesma duração, ou seja, 12 horas… daí a palavra Equinócio (que na prática significa noites iguais).
Como podem ver, até agora, nada tem a ver com o tempo… isto porque a Primavera do estado do tempo já começou no dia 1 de março de 2024… e essa tem muita ligação às temperaturas, neste caso, no Hemisfério Norte. Há pequenos pormenores para quem olha com atenção para as cartas meteorológicas onde se começam nesta altura a desenhar padrões mais típicos de Primavera.
Mas vamos ao que interessa… A Primavera começa em tons de Inverno Puro na Península Ibérica mas também nos Arquipélagos nacionais.
Depressões vão afetar o estado do tempo
Poderão existir nomeações nos próximos dias, relativamente às depressões que se aproximam e que pelas nossas contas serão duas… com a mais significativa a ocorrer a partir de 6ª feira e ao longo do fim de semana.
Assim, a primeira depressão começará já amanhã a deslocar-se em descida ao longo da costa norte dos Açores, em “afundanço” para a costa litoral continental, conforme se vê na imagem animada seguinte:
A partir de 6ª feira começamos ainda na imagem de cima a perceber que nova depressão irá resultar, seguindo semelhante caminho, mas esta apanha a anterior depressão, reforça-se com ar frio nos níveis mais elevados e resulta uma depressão muito significativa, com forte impacto, principalmente entre 6ª e domingo.
ESCOLA DE CONDUÇÃO SMART ROAD MORTÁGUA
Contacto1: +351 961 357 733
Contacto2: +351 231 920 488
Facebook: ECSmartRoad
Vamos passar à prática… o que dá isto afinal?
Em primeiro lugar, o mar estará tempestuoso ao longo destes dias, com significativa que pode chegar em vários locais aos 7 a 8m e vagas bem superiores, pelo que não se deve aproximar da costa! Dia-a-dia temos a seguinte situação:
Portugal Continental – Céu geralmente muito nublado, com entrada de precipitação gradualmente a partir das 20/21h na faixa litoral e com deslocação para interior. Um par de frentes frias bem agarradinhas irão deitar água dos céus noite dentro, numa história em que o amor pode virar pontualmente faísca, como realça o nosso especialista em trovoadas e moderador Nuno Batista no artigo hoje adiantado no Grupo MeteoMira e que pode ler clicando AQUI.
O vento aumentará de intensidade para final do dia na faixa litoral, de sul, com rajadas até 65-70km/h. As temperaturas mínimas descerão e as máximas subirão um pouco.
Açores – Aguaceiros por vezes fortes e de granizo ao longo da madrugada e manhã, tornando-se menos frequentes a partir de meio da tarde, com mais abertas. Poderá ocorrer queda de neve acima dos 1000 a 1100m de altitude e o vento será em geral forte de noroeste, com rajadas até 85 a 90km/h.
Forte descida das temperaturas.
Madeira – Céu com boas abertas de manhã, a tornar-se muito nublado de tarde e com chuva a entrar de noite, na aproximação de uma frente ao Arquipélago. O vento será em geral fraco, tornando-se moderado com a aproximação da frente.
Portugal Continental – As frentes deverão avançar noite dentro pelo litoral e madrugada e manhã para interior e zona norte, após uma noite regada no sudoeste e litoral centro/norte. Mas o dia não acaba aqui em chuva e o regime de aguaceiros que irá se estender em grande parte da 5ª feira promete deixar precipitação localmente forte e de granizo, com trovoadas localizadas e com a queda de neve a descer, de forma geral aos 1000 a 1200m de altitude. A neve pode ser intensae a as temperaturas devem descer significativamente.
O vento vai soprar forte de oeste/sudoeste com rajadas que de forma generalizada podem chegar aos 70km/h e até mais nas terras mais altas.
Açores – Ao longo do dia continuaremos com regime de aguaceiros por vezes fortes e localmente de granizo e que podem ser de neve no Pico. O vento será em geral moderado a forte de noroeste, com rajadas até 65 a 75km/h. Significativa subida das temperaturas, especialmente as máximas.
Madeira – Aguaceiros que podem ser pontualmente de granizo até meio/final da manhã e de neve nos pontos altos. Vento forte do quadrante norte com rajadas até 80km/h e pontualmente mais forte nos pontos altos. De tarde, boas abertas e ao longo do dia com significativa descida das temperaturas.
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Portugal Continental – Ao longo da noite e madrugada teremos ocorrência de aguaceiros ao longo da região sul e faixa litoral sul e precipitação a norte e zonas montanhosas que continuará a ser de neve acima dos 1000 a 1100m de altitude nas regiões norte e centro (pontualmente 900m).
Os aguaceiros devem intensificar ao longo da manhã, antecendo a entrada de nova frente forte durante a tarde e primeiras horas da noite, com rápida evolução de noroeste para sudeste e de litoral para interior, com neve intensa nos pontos mais altos. Subida das máximas.
O vento vai soprar forte de oeste a norte e litoral, sendo pontualmente até 90km/h no litoral norte. De tarde, ao rodar para sul será também forte em toda a faixa litoral e zonas montanhosas.
Açores – Regime de aguaceiros que tendem a cessar gradualmente ao longo da manhã, apresentando a tarde nebulosidade e menos precipitação. O vento continuará moderado a forte de noroeste, tendendo a diminuir com o passar do dia. Descida das temperaturas.
Madeira – Aguaceiros que podem ser persistentes ao longo do dia, com vento a soprar moderado a forte do quadrante norte. Temperaturas a subir.
Portugal Continental – Dia tempestuoso, com vento forte de oeste, aguaceiros intensos e que podem ser de granizo em todo o país, pontualmente acompanhados de trovoadas e com neve a cotas médias e altas. Poderá nevar de madrugada e manhã a cotas generalizadas a norte e centro de 800 a 900m, pontualmente a 600 a 700m a norte e centro-norte e ainda muito localmente (situações muito pontuais) abaixo dos 600m… tendencialmente acima dos 500m. Forte nevão nos pontos médios-altos! Dia de forte congestionamento nos acessos às serras devido à neve elevada em grande quantidade! Desaconselhado o acesso sem condições para visita da neve.
Açores – Aguaceiros pontuais que tendem a desaparecer de tarde, com o sol a aparecer Vento a diminuir para final do dia e temperaturas a subir.
Madeira – Aguaceiros que podem ocorrer até meio da tarde, com abertas para a parte final do dia. Vento moderado de noroeste.
Portugal Continental – Aguaceiros fortes e que podem ser de granizo noite dentro, mais fortes no litoral e zona norte e centro, pontualmente acompanhados de trovoadas. Generalização dos aguaceiros ao longo do dia e que podem ser de neve acima dos 1000 a 1200m, subindo a cota ao longo do dia para os 1200 a 1400m de altitude. Vento a manter-se moderado a forte de oeste/noroeste e ligeira subida das temperaturas, mais notória nas máximas.
Açores – Boas abertas ao longo do dia, com vento fraco a moderado, aumentando a ocidente para a noite. Temperaturas a subir.
Madeira – Aguaceiros pontuais até meio da tarde, com abertas para a parte final do dia e com o vento a diminuir.
Dia mais calmo em Portugal Continental, ainda com neve nos pontos altos e com aguaceiros mais persistentes a oeste e norte do Sistema Montejunto-Estrela. Pausa na chuva essencialmente entre 12 e 13 de março, para o regresso a 14.
Madeira com mais sol e aproximação de um sistema depressionário aos Açores, com chuva intensa a entrar a ocidente, com o vento a aumentar de intensidade…
OBRIGADO!
Saiba tudo e muito mais em METEOMIRA
Comments (4)
Agradeço a todos os que trabalham para nos manter informados acerca do tempo. Obrigada à MeteoMira, Rui Mira, Nuno Batista, Filipe? . Gosto muito do vosso trabalho e sigo-os todos os dias. Muito obrigada. Maria Brito
Muito obrigado pela atenção. Cumprimentos da equipa!
Muito obrigado pelo vosso trabalho que considero muito relevante para o meu dia-a-da. Sigo-vos com muito interesse e recomendo a todos que apreciem o vosso trabalho na vossa página do FB. Felicidades e sucessos!
Muito obrigado pela atenção. Cumprimentos