Previsão 24-26 Junho 2022

Posted by: admin Comments: 0 1

PORTUGAL CONTINENTAL

Os próximos dias (24 a 26) serão marcados por temperaturas baixas para a época e a começar com aguaceiros e a acabar com muito sol em Portugal Continental.

Assim, espera-se que na madrugada e manhã de sexta-feira, possam ocorrer aguaceiros em geral fracos a pontualmente moderados sobretudo a norte do Vale do Tejo e que tendem a diminuir a centro para a tarde, localizando-se no Minho, à espera da entrada da frente no final da tarde, no noroeste continental.

A frente avança em geral moderada mas enfraquece rapidamente e passará ainda a meio da noite no centro, cada vez mais dissipada, em regime de aguaceiros que não devem chegar a ocorrer a sul do Tejo (a não ser na metade litoral dos distritos de Setúbal e Beja. De tarde no sábado, os aguaceiros tendem a dissipar completamente e o sol a brilhar… sol que será nota de destaque ao longo de todo o domingo (26), apesar de algumas nuvens médias e altas.

A primeira imagem mostra o avanço da frente na noite de 24 e a 2ª imagem mostra o dia mais aberto no domingo.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento será mais forte nas tardes, soprando maioritariamente de oeste na 6ª feira e rodando para noroeste/norte no sábado e domingo. Assim, 6ª será moderado (pontualmente mais forte no sotavento) e será moderado a forte a aumentar no sábado e principalmente no domingo, com rajadas, respetivamente até 65km/h e 75km/h, no litoral, sobretudo centro e sul.

Imagens a representar o vento nas tardes de sexta e sábado.

As temperaturas vão subir na 6ª e descer no sábado e ainda mais no domingo (aqui mais a norte), estabilizando no centro e sul, antes da subida.

O risco de incêndio será moderado, em especial no centro e sul metade litoral, devido ao vento, em especial no sábado e domingo de tarde.

ARQUIPÉLAGOS

O Anticiclone está posicionado a oeste dos Açores mas permite a passagem de uma frente fraca na tarde de 6ª feira, com chuva fraca a pontualmente moderado nas ilhas de norte para sul, entrando depois em regime de aguaceiros ao longo da noite de 6ª para sábado e manhã de sábado, com melhores abertas a partir da tarde de sábado e em especial de domingo.

Na Madeira, será permanente, a partir da noite de sexta para sábado, a ocorrência de aguaceiros em especial nas vertentes norte e terras altas, sendo que a sexta feira deverá ter boas abertas. Os aguaceiros devem continuar ao longo do fim de semana.

Contacte a MeteoMira, através de: meteomira.rm@gmail.com

O vento será fraco nos Açores e fraco a moderado na Madeira, com rajadas máximas de acordo com as setas da 2ª imagem, de até 45-50km/h.

Imagens da precipitação e rajadas, com a direção de propagação.

As temperaturas sobem 1 a 2ºC na 6ª feira, descendo até 3ºC no sábado e subindo 2ºC no domingo, nos Açores, onde a variação das temperaturas será mais significativa que na Madeira, onde estará mais estável.

MAR

O mar estará calmo, aumentando um pouco a agitação na costa litoral ocidental norte e centro continental, com significativa até 2,5m.

TABELA DE MARÉS (INSTITUTO HIDROGRÁFICO)

Lisboa

Ponta Delgada

Funchal

Se gostar dos conteúdos da MeteoMira e quiser contribuir para o seu continuo desenvolvimento e melhoria, bem como ajudar na subscrição de serviços premium que adquirimos para lhe dar a informação o mais atualizada possível, pode fazê-lo através de:
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *