Previsão Carnaval 2023

Share this post

Posted by: admin Comments: 0 0

Sol, poeiras, aguaceiros e trovoadas

S. Pedro saiu à rua para festejar o Carnaval 2023 e como tal enfiou uma máscara para as poeiras, um chapéu de sol e enquanto perante o tempo ameno a quente de fevereiro se aprontava, abriu o guarda-chuva para resguardar de uma trovoada localizada.

Podia ser o trailer do filme deste Carnaval 2023 (por falar em trailer, ajude-nos subscrevendo gratuitamente o nosso canal de YouTube em www.youtube.com/@meteomira), mas será muito próximo disto a realidade.

Assim, devido ao posicionamento de uma depressão nos níveis altos (bolsa de ar frio em altura), teremos entre dias 17 e 23 o envio de poeiras do norte de África para a Península Ibérica e Madeira que serão em quantidade suficiente para deixar um colorido alaranjado em alguns céus do Continente.

Com estas poeiras, normalmente, temos subida das temperaturas e na verdade, em alguns locais as temperaturas máximas podem chegar aos 21 a 22ºC, sendo de esperar também subida das mínimas.

Mas não nos esqueçamos que temos uma depressão a sul e que caminhará gradualmente para oeste, para apanhar o comboio de depressões a norte! E por isso mesmo, alguns aguaceiros tendem a evoluir principalmente no sul e centro entre o final de dia 17 e dia 18 (sábado). São situações tão fracas que mais que um guarda-chuva necessitará levar o seu veículo à lavagem automática… MAS NÃO O FAÇA JÁ!!!

Domingo podemos até ter alguma trovoada localizada no Algarve (muito pontual), mas será a partir de 2ª, com a intensificação da depressão e deslocação para oeste/sudoeste da Península que as trovoadas começam a aumentar de intensidade e frequência (ainda que possam ser atenuadas pelas poeiras) e com lama, onde chover!

Ainda que apostar nas trovoadas seja quase como apostar no Euromilhões, diria que a evolução das trovoadas será de sul para norte, provavelmente mais intensas localmente no Vale do Tejo e Alentejo, podendo ocorrer também a sul e AML e com deslocação para centro-norte para final do dia (onde precisamente é impossível dizer porque vai chover num local e não noutro a 5km ao lado).

As trovoadas devem regressar na 3ª feira, possivelmente mais a norte e centro e principalmente no interior, mas podendo ocorrer em alguns locais da metade litoral (igualmente difícil de identificar a esta distância). Diria naturalmente que as trovoadas serão mais intensas entre 2ª e final de 3ª (21), sendo que a partir daí a bolsa de ar frio em altura começa a dar as mãos aos cavados a norte e a refrescar as temperaturas à superfície (naturalmente com redução da possibilidade de trovoadas).

E nas ilhas?

As temperaturas vão ter duas tendências: Mais quente que o normal até 2ª feira e mais fresco a partir de 3ª feira.

As poeiras já sabe que fica restritas à Madeira, mas os Açores terão ação anticiclónica até que uma frente fria vai conseguir furar a barreira entre a tarde de dia 20 e o final de dia 21 (3ª feira), deixando à sua passagem precipitação e algum vento (nada de significativo). Ou seja, a 3ª de Carnaval deverá ter chuva entre os Grupos Central e Oriental, com evolução do centro para oriente com o passar do dia.

Já na Madeira, a bolsa de ar frio em altura continuará a enviar aguaceiros que serão cada vez mais fracos, até domingo de Carnaval (principalmente nas vertentes norte e terras altas), esperando-se muito mais sol depois de 2ª feira, sempre com vento fraco. A imagem animada mostra a precipitação de 3 em 3h entre sábado e o final de 3ª feira de Carnaval.

E depois do Carnaval, vai continuar quente?

Se pensou em ir buscar os chinelos e fato de banho, talvez seja melhor voltar atrás… até porque estamos numa época de transição e o carrossel das temperaturas é a coisa mais normal do mundo. E convém relembrar que o Inverno Climático só termina a 28 de fevereiro. Com isto, quer-se dizer que possivelmente teremos a partir de 23/24 um mergulho de ar frio (húmido ou seco? Ainda não sabemos ao certo) e que deverá fazer descer as temperaturas para o que resta de fevereiro e, em caso de ser húmido, poderá despoletar muita precipitação e alguma neve para os últimos 5 dias do mês.

Será mais húmido se for de acordo com a seta a preto e mais seco de acordo com a seta a vermelho, mas acreditamos que em ambos os casos vá derivar uma subida do Anticiclone e posterior precipitação… será mais cedo no caso da seta a preto e mais para o finalinho do mês e início de Março na seta a vermelho.

Hoje, por curiosidade, foi atingido o mínimo histórico de intensidade do Vórtice Polar Estratosférico e, muito sinceramente, acreditamos que isso vá ter reflexo nos níveis mais baixos, a partir de 25-28 de fevereiro, com chuva, neve e algum frio… quem sabe não marque o início de um março com muita chuva/neve nas cotas médias e altas?!

Em breve, mais informações, em METEOMIRA

Poderá ajudar a página com a assinatura mensal paga bem como outras despesas através dos seguimentos meios. Por mais pequeno que seja o apoio é muito importante para nós:

IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MBWAY 912101683

DIVIRTA-SE! FELIZ CARNAVAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *