O CAETANO será uma depressão que passará com algum vento e chuva a norte e centro-norte mas, depois dele, outra rumará às Ilhas Britânicas (mais forte) e uma frente avançará por cá entre domingo e 2ª feira (25 de novembro).
Saiba que efeitos poderá ter, mas antes veja a evolução da mesma “B”, primeiro no CAETANO e depois a mais intensa para as ilhas britânicas:
O fluxo sudoeste, bastante húmida, deverá afetar primeiro os Açores a partir de 5ª feira, depois a Madeira na madrugada e manhã de domingo (24 de novembro) mas também parte da tarde com chuva forte, acompanhada de trovoadas e vento moderado a forte.
Comecemos pela Madeira…
E pela precipitação e possibilidade de trovoadas, com risco de acumulado de cerca de 50mm em 6h entre as 9h e as 15h de domingo. Alguns modelos apontam para volumes de precipitação que em 24h podem localmente e principalmente nos pontos mais altos atingir os 100 litros por m2:
Passado o pico de precipitação, a partir de final da tarde, os aguaceiros continuarão e devem manter-se até dia 26, 3ª feira.
O vento soprará moderado a forte de sul/sudoeste de manhã, podendo atingir nos pontos mais altos os 70 a 80km/h, dimuindo de intensidade a partir da noite de domingo para 2ª feira.
E pelo Continente…
Primeiro entrará o vento nas terras altas a partir do final de sábado, seguindo a faixa litoral, gradualmente, ao longo do domingo. O pico de intensidade na faixa litoral será quando a frente entra, ou seja, a noroeste, no final da tarde e primeiras horas da noite de dia 24 de novembro e deslocando-se até às 6h da madrugada de 2ª feira ao interior e Vale do Tejo.
Na imagem animada conseguimos perceber que as terras altas terão o vento por norma acima dos 80 a 90km/h e o pico de intensidade do vento na generalidade dos locais será entre as 20h de domingo a noroeste e as 6h da madrugada no Vale do Tejo, com rajadas que podem localmente chegar aos 80 a 90km/h.
Localmente, na descida da frente e nos picos de precipitação, poderão soprar rajadas mais intensas. Atenção especial ao período em que os vermelhos e rosas se manifestam mais na imagem abaixo nas zonas mais gerais do mapa:
Em termos de precipitação, podendo entrar aguaceiros a norte e centro ao longo do dia de domingo, será já de noite que a frente entrará a noroeste, localmente forte e podendo ser acompanhada de trovoadas. O risco da frente é essencialmente a forte precipitação em pouco tempo, pois falamos de uma frente que avançará de forma relativamente rápida de norte a sul, mas com picos de grande intensidade de precipitação, podendo no litoral passar em termos horários a marca dos 30 a 40 litros por m2 (mais provável na zona noroeste e também localmente no Vale do Tejo).
Mais a sul, a frente chega mais tarde, já 2ª feira (dia 25) e cada vez mais fraca, não sendo de descartar localmente no interior do Alentejo alguns acumulados interessantes.
Ainda durante a tarde de 25 podemos vir a ter precipitação a sul, conforme imagem abaixo:
Mas antes disto, os Açores…
A depressão passa primeiro a norte dos Açores e arrasta as frentes sobre o Arquipélago entre a tarde de 5ª feira (21 de novembro) e sábado (23 de novembro), com chuva localmente forte, acompanhada de vento igualmente forte de sul/sudoeste, com rajadas que entre 6ª e sábado podem chegar aos 75 a 80km/h.
Comecemos pela evolução da chuva no Arquipélago entre 5ª e sábado na imagem seguinte:
Destaque para as vertentes sul que podem ver também trovoadas localizadas e ainda para as zonas montanhosas, onde os volumes acumulados podem ser elevados.
O vento deverá ser uma situação típica da época no Arquipélago, como se nota na imagem:
As Ilhas Britânicas vão sofrer com o vento e poderá resultar daí a nomeação da depressão, sobretudo entre sábado e 3ª feira, com as rajadas a poderem chegar aos 140 a 150km/h nas vertentes mais expostas a ocidente (ver imagem acima, zonas a branco e cinza escuro).
Tal como o vento, a chuva não dará grande descanso a norte da Europa nos próximos tempos, com os ventos a encaminhar as massas de ar húmidas para lá e possivelmente até final do mês (ver zona a branco e cinza escuro na imagem seguinte).
E o mar revolto, claro…
Apoio dos nossos parceiros:
RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS
Poderá ajudar a página no desenvolvimento da sua atividade através de:
MBWAY 912101683
IBAN PT50 0018 000322504419020 11
MUITO OBRIGADO PELO SEU APOIO MUITO IMPORTANTE PARA NÓS
Deixe um comentário