Atualmente o Furacão KIRK passou a Ciclone Extra-tropical na aproximação a norte dos Açores.
Os ventos mais fortes, entre 2ª e 3ª feira, de até cerca de 160-170km/h ficarão a norte do Arquipélago, no mar, ao passo que em terra poderão ser registadas rajadas máximas de até 80-110km/h (ventos mais fortes na zona norte do Gr. Ocidental). O mar estará revolto no mesmo período, com significativa até 7-9m e vagas bastante superiores, sendo naturalmente um risco acrescido.
Além do vento, também a chuva será por vezes moderada a forte e acompanhada de trovoadas, mais frequente nas vertentes expostas a sul.
A deslocação prevista e que obviamente será diariamente acompanhada pela MeteoMira é em direção ao centro de França, como ciclone extra-tropical. No entanto, irá aproximar-se, com forte cavamento, para deixar chuva e vento fortes a partir do final da tarde de 8 e durante o dia 9, com rajadas que localmente chegar aos 80 a 110km/h (até 130 a 140km/h nas zonas mais elevadas). A sul menos vento mas ainda assim forte, até 55 a 75km/h e até 90-100km/h nos pontos altos. Atente na escala de cores referente à intensidade prevista do vento.
Chuva será mais intensa na região norte interior e norte e centro metade litoral conforme 2ª imagem abaixo, entre a tarde de 3ª feira e a tarde de 4ª feira.
E estas são as atualizações de hoje, dia 7 de outubro de 2024 (final do dia).
Acompanhe a informação o mais atualizada possível sobre o Furacão KIRK aqui na MeteoMira. Acompanhe também o LESLIE e o MILTON aqui:
Imagem do Furacão KIRK nas últimas horas
Trajetória prevista nos próximos dias NHC
Evolução dos ventos – Previsão
Acompanhe mais informação em METEOMIRA.
Comment (1)
Perfeito, muito bom relatório!