Chegou o momento de partilharmos convosco a previsão mensal de janeiro de 2024. Como sempre, adiantamos que uma previsão mensal acarreta risco elevado e que deverá ser sempre acompanhada em conjunto com as previsões diárias e semanais que a MeteoMira partilha com todos os seguidores regularmente.
Assim, fica a nossa previsão semana a semana, para janeiro:
𝐒𝐞𝐦𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝟏 𝐚 𝟕 𝐣𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨
A imagem mostra circulação de frentes atlânticas a afetar todo o país, com maior preponderância na região norte e centro do Continente e também Açores. O pico de precipitação da semana ocorrerá após dia 5 nos Açores e entre 2 a 4 em território continental, chegando também a sul (pode ocorrer pontualmente neve nos pontos médios-altos). A precipitação afetará a Madeira de forma mais suave, em regime de frentes mais fracas ou aguaceiros. Temperaturas a descer para final da semana e tempo a secar a partir de dia 7.
𝐒𝐞𝐦𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝟖 𝐚 𝟏𝟒 𝐣𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨
Semana mais fria e com menos precipitação no Continente. Lugar à formação de gelo e geada nas zonas de vale e ainda possibilidade de sincelo no interior norte e centro-norte. Apesar de menor precipitação, não está afastada a possibilidade dos primeiros dias desta semana poderem ter alguma precipitação na deslocação de depressões para leste.
Os Açores apresentam-se condicionados a mais precipitação, pela aproximação de depressões a oeste do Anticiclone que se deverá erguer momentaneamente até perto da Gronelândia. Estas depressões poderão fazer pender na semana seguinte o anticiclone para grande parte da Europa, dando lugar à possibilidade de aproximação de depressões a noroeste continental.
Mais seco pela Madeira, em perspetiva.
𝐒𝐞𝐦𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝟏𝟓 𝐚 𝟐𝟏 𝐣𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨
Pode começar seca a semana, mas a 18 (mudança da lua), perspetiva de passagem a norte/noroeste de alguma depressão e que poderá produzir precipitação, principalmente na metade litoral e região norte do Continente (não se descarta uma ou outra frente mais geral). O final da semana aumentará a probabilidade de fluxo sudoeste (subida da temperatura e humidade) que poderá vir a marcar a semana seguinte, mais seca à exceção do “sítio do costume”.
Açores com menos precipitação, devido à aproximação de geopotenciais mais elevados e maior pressão, enquanto a Madeira poderá ser presenteada com mais precipitação nesta semana, principalmente após 18. Alguma frente poderá ser mais forte nesta semana na região.
𝐒𝐞𝐦𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞 𝟐𝟐 𝐚 𝟐𝟖 𝐣𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨
Semana com estabelecimento de fluxo sudoeste, marcado por maior humidade, temperaturas mais elevadas (principalmente as mínimas) e chuva nos Açores e possivelmente mais propícia a oeste e norte do sistema Montejunto-Estrela, pelo menos até meio desta semana, altura em que poderá começar aos poucos a entrar no restante território continental e Madeira. O final do mês (até 31) poderá trazer mais chuva a todo o país, bem como algum rio atmosférico.
𝐑𝐞𝐬𝐮𝐦𝐨 𝐝𝐚 𝐏𝐫𝐞𝐯𝐢𝐬ã𝐨 𝐌𝐞𝐭𝐞𝐨𝐌𝐢𝐫𝐚
Mês que poderá vir a ser normal a chuvoso a oeste e norte do sistema Montejunto-Estrela, mas mais seco que o normal a sul e leste deste sistema e principamente na metade sul. Em termos médios, o período mais frio do mês deverá ocorrer entre 7 e 17 de janeiro, com o final do mês mais quente e húmido.
Mais um mês que não abunda em termos de chuva pela Madeira, apesar de alguns períodos de precipitação, como as frentes fracas da primeira semana ou o período 18 a 21 e o final do mês… ainda assim deverá chover mais na Madeira que nos meses anteriores.
Açores a continuar o regime de precipitação normal a acima do normal para a época e com temperaturas acima do normal.
𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐚𝐣𝐮𝐝𝐚𝐫 𝐚 𝐌𝐞𝐭𝐞𝐨𝐌𝐢𝐫𝐚 𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚𝐫 𝟐𝟎𝟐𝟒 𝐝𝐚 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫 𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚?
Pode fazê-lo através de MBWAY para o número 91 210 16 83 ou através de transferência bancária para o:
IBAN: PT50 0018 000322504419020 11
Obrigado e votos de um excelente 2024! Contamos convosco para os próximos 366 dias! Até lá… boas saídas e melhores entradas!
Toda a informação em MeteoMira
Subscreva o nosso canal de Youtube em www.youtube.com/@meteomira
Para se redirecionar à página principal do nosso site clique AQUI
Deixe um comentário