Hoje vamos falar dos Vórtices de Von Kármán que se formam de forma mais vincada e persistente na Madeira e nas Canárias. O formato dos vórtices é em tudo semelhante à imagem que se segue:

E a explicação que lhe vamos deixar é a mais simplificada possível para o fenómeno que na atmosfera nos deixa sempre imagens fantásticas.
Acontece com a nebulosidade mas também acontece, por exemplo, no mar, com o contorno da água a obstáculos que lhe surjam no caminho.
Certamente já verificou que se tiver uma grande massa no meio de um rio a dificultar a passagem da água, no momento em que a água contorna o obstáculo pelas suas extremidades provoca recortes e desenhos com formato de vórtices assim que o passa.
Esses vórtices, formados pela diferença de pressão e velocidade pelo contorno do obstáculo não são mais que turbulência na circulação do fluido e dão pelo nome de Vórtices de Von Kármán.
A atmosfera comporta-se de igual forma! Os ventos que sopram de nordeste (ventos alísios) proporcionados pelo posicionamento tradicional do Anticiclone dos Açores, ao aproximarem-se das ilhas da Madeira e Canárias são forçados ao desvio pelas extremidades das mesmas.
Ao contornarem as ilhas há uma alteração na circulação dos ventos, levando à reconfiguração do desenho das nuvens do tipo stratos, habitualmente presente nesta zona do Atlântico, em formato ondulado, do tipo harmónio, até que estabilizam posteriormente.
A imagem seguinte, do lado esquerdo, mostra a circulação dos vento na zona dos Arquipélagos, sendo notória a redução da intensidade dos mesmos nos locais a azul. Curiosamente ou não, são as zonas onde praticamente não há fixação de nebulosidade.

O efeito dos Vórtices de Von Kármán é depois diluído com o afastamento para sul dos Arquipélagos, levando à regularização da velocidade e pressão.
Veja este vídeo bastante interessante da NOAA que o ajuda visualmente a verificar como se desenvolvem estes Vórtices que deixam imagens fantásticas!
Partilhe os nossos artigos para que cheguem a mais pessoas. Obrigado!
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

Comments (3)
maria.62.brito11@gmail.com
É a primeira vez que oiço falar sobre Vórtices KÁRMÁN, são habituais em Portugal ou não?
Cumprimentos ao administrador Dr Rui Mira e a toda a MeteoMira.
Parabéns por toda a informação que nos transmite. Cumprimentos. Bom fim de semana. Sigo-o diariamente.
Boa tarde, sim são normais na Madeira e Canárias, bem como outros Arquipélagos que façam bloqueio à passagem dos ventos.
Cumprimentos.