Depressão afeta estado do tempo em Portugal Continental: 28-29 outubro 2025
Portugal Continental será afetado por uma depressão vinda de oeste/sudoeste entre 28 e 29 de outubro e que conduzirá à entrada de linhas de instabilidade, com aguaceiros e trovoadas, situações de precipitação localmente excessiva mas também zonas onde choverá naturalmente menos.
E a precipitação não será igualmente a mesma no dia 28 e no dia 29… poderá chover muito mais nuns locais a 28 e nos outros a 29. E é disso que passaremos a falar de seguida!

E o que se espera são linhas de instabilidade que vão evoluir de sudoeste para nordeste e que podem localmente deixar precipitação muito forte, com risco de inundação rápida em meio urbano.
Como habitualmente, as zonas urbanas são mais suscetíveis a inundações rápidas, estando identificada na imagem abaixo, as zonas de maior risco dentro de áreas a vermelho para os vários períodos horários.
Destaque também para o facto da aproximação do núcleo da depressão na 4ª feira trazer ventos mais fortes à metade sul, com rajadas que podem chegar aos 60 a 90km/h e até mais de 110km/h nos pontos mais altos.

A precipitação pode ser acompanhada de trovoadas, localmente fortes, mas situações localizadas e identificadas na imagem seguinte, de acordo com os períodos horários.

Olhando para os outputs, podemos indicar que Oeste, Ribatejo, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve, mas também o interior centro e zonas do Vale do Tejo poderão registar acumulados horários elevados, sendo sempre importante salientar que falamos de LINHAS DE INSTABILIDADE localizadas, que muitas vezes trazem chuva contínua e persistente a um determinado local e pouca a outros locais, mesmo que separados por poucos kms.
Esta instabilidade, associada a um shear (gradiente de ventos elevados) é propícia ao desenvolvimento localizado de fenómenos extremos de vento como microbursts, downburts ou mesmo tornados, de impossível mapeamento.
Pelos Arquipélagos, destaque para o aumento da intensidade do vento na Madeira esta 3ª feira e para o registo acumulado de precipitação previsto no Arquipélago até final de 4ª feira, nas imagens seguintes:


Pelos Açores, a chuva ainda marcará presença esta 3ª feira, principalmente no Gr. Oriental mas tendendo a diminuir gradualmente com o passar do dia, tal como o vento.

Também o mar estará alterado, primeiro nos Arquipélagos e depois também em Portugal Continental, principalmente metade sul.
Que tudo corra pelo melhor, sem problemas!
Com a MeteoMira, mais importante que títulos chocantes é informação rigorosa e detalhada, como a que aqui apresentamos. Poderá vir a apresentar erros, porque são previsões, mas entendemos que será a melhor forma de visualizar corretamente o que os modelos mostram.
Quer colocar a sua empresa nas bocas do mundo chegando diariamente a milhares de pessoas? Saiba como enviando um email para meteomira.rm@gmail.com
Quer ajudar a MeteoMira e não sabe como?
Por mais pequena que seja a ajuda é muito importante para nós e poderá fazer através dos seguintes meios:

Obrigado pela sua preferência e um obrigado aos nossos parceiros:

RICARDOS BASTOS – CONSULTOR IMOBILIÁRIO TONDELA
Contactos: +351 926 963 781
Facebook: RICARDO BASTOS



Comment (1)
Obrigado